Seguidores

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Desodorantes Naturais



Você não precisa passar muito tempo na Internet para encontrar textos afirmando que seu antiperspirante está tentando te matar; apesar de não haver evidência definitiva que ingredientes antiperspirantes causem mal de Alzheimer ou câncer de mama, não faltam sites na web que aleguem uma ligação entre eles.

5: Hamamélia
Se você tem a pele muito sensível, pode achar que os desodorantes e antiperspirantes normais irritam sua pele, por conter álcool. Se isso acontecer, procure um desodorante que contenha hamamélia, que é conhecida por suas propriedades calmantes na pele. A hamamélia, que é derivada das folhas e cascas de um arbusto, funciona como adstringente em desodorantes; ela diminui os poros das axilas. Ela também faz com que o suor que escapar por esses poros evapore. Como bônus para aqueles que depilam as axilas, a hamamélia é muito usada em produtos pós-depilatórios, então ela pode ser usada para amenizar a dor da depilação.




4: Óleos essenciais
Você não precisa de perfumes artificiais para sua axila cheirando bem; para isso, você pode procurar óleos essenciais, que são derivados de plantas. Mas os óleos essenciais valem a pena por mais de um motivo – alguns deles têm propriedades antibacterianas que ajudam a prevenir o odor antes que ele comece. O suor só cheira mal quando bactérias o comem e o digerem, então ao matar as bactérias, o óleo essencial acaba com o odor antes mesmo de ele começar. Alguns óleos essenciais antibacterianos incluem alecrim, líquen, sálvia, capim-limão e óleo de tea tree.


3: Sais Minerais
Antiperspirantes normais dependem muito de algum tipo de alumínio como ingrediente ativo; o alumínio cria uma tampa na glândula sudorípara que previne o suor de sair. No entanto, como mencionamos antes, não é o ato de suar que causa o mau cheiro, mas sim a mistura do suor com as bactérias que se alimentam dele.
Sais minerais, ou alúmen de potássio, formam uma camada temporária na pele, em vez de fechar o poro. Essa camada previne o crescimento dessas bactérias da pele cujo processo de digestão faz o suor ficar tão fedido. Em outras palavras, você ainda vai liberar suor, mas as bactérias não estarão esperando para se alimentar dele. Sais minerais, que são naturais e não irritam a pele, são geralmente encontrados em desodorantes de cristal.


2: Bicarbonato de sódio
Você conta com uma caixa de bicarbonato de sódio para deixar sua geladeira longe de cheiros desagradáveis; por que você não faria o mesmo com as suas axilas? Bicarbonato de sódio é quase um produto milagroso, já que pode deixar tudo longe de cheiros desagradáveis, desde caixas higiênicas de gatos até uma rede de esgotos [fonte: Horovitz]. A composição química do bicarbonato de sódio reage com moléculas de odor até que elas fiquem neutralizadas com o impacto. E ele não apenas reage com o odor, mas também com a umidade. Diferentemente de antiperspirantes comuns, nada no bicarbonato de sódio vai impedir o suor de escapar de suas glândulas. No entanto, o bicarbonato de sódio vai absorver o excesso de perspiração para que suas axilas pareçam secas.


1: Lúpulo
Se você é um profundo conhecedor de cerveja, deve conhecer o lúpulo como o ingrediente que dá a certos tipos seu gosto amargo. Além de afetar o gosto, esses lúpulos amargos atuam como conservantes da cerveja porque impedem o cheiro ruim dela. Isso acontece porque eles impedem o crescimento de bactérias, e portanto, o cheiro na cerveja; acontece que o lúpulo pode fazer o mesmo nas suas axilas. Quando aplicado como desodorante, o extrato de lúpulo serve como um agente antimicrobiano, então as bactérias das axilas não tem a menor chance de interagir com o suor.


Fonte: http://www.espacouniversal.com/2009/12/5-ingredientes-desodorantes-naturais/#ixzz1lzFOxSGl
 

3 comentários:

Escritora de Artes disse...

Que interessante saber sobre desodorantes naturais, gostei muito!

Bjos

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Bom dia!/tarde!
Interessante! Muitas vezes, nem nos preocupamos com estes aspectos!E só damos conta, quando alguém nos avisa, rsrs(se, não é?)).
Valeu pelas dicas!
Muito obrigado, pelo comentário carinhoso e participação em meu blog!
Muito feliz e honrado!
Bom final de semana!
Beijos carinhosos!

Patricia Galis disse...

Nossa não sabia disso não, gostei das dicas.